Com a implantação do programa de telemedicina Latin (Latin America Telemedicina Infarct Network) na cidade, em 28 de dezembro passado, a mortalidade por infarto em Guarulhos caiu de 25% para 7,2% em menos de dois meses. O programa tem por objetivo agilizar o atendimento a emergências cardíacas, por meio de uma rede de comunicação que conecta as unidades de pronto atendimento (UPAs e PAs) ao hospital de referência cardíaca na cidade, o Stella Maris.

O tratamento do infarto (cateterismo e angioplastia), que antes era realizado em dois dias, hoje é executado em uma hora e meia. “Conseguimos em um período muito curto atingir nosso objetivo principal, que é tratar o infarto no menor espaço de tempo possível para poupar vidas”, comemorou o cardiologista responsável pelo programa em Guarulhos, Cristiano Freitas de Souza, diretor do Departamento da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde.

Desde sua implantação até agora já foram atendidos 2.382 pacientes com queixa de dor torácica, que fizeram o eletrocardiograma pelo programa de telemedicina. Desses, 28 tiveram diagnóstico de infarto e foram encaminhados para o Hospital Stella Maris para a realização de cateterismo de urgência, número que corresponde a pouco mais de 1% do total de pessoas investigadas, mesma média registrada em outros estados e nos demais países onde o programa é utilizado.

A boa notícia é que dos 28 casos confirmados de infarto, apenas dois evoluíram para óbito. Segundo o cardiologista responsável pelo Latin no Stella Maris, Fábio Kanamaru, esse resultado é fruto da agilidade conquistada no tratamento. “Antes, o paciente dava entrada na UPA ou no PA, era removido para um hospital de referência e somente depois era encaminhado para a realização do cateterismo, o que aumentava o risco de complicações e morte”, explicou.

Latin

Desenvolvido pela Empresa Medtronic, o Latin permite o diagnóstico rápido e preciso do infarto agudo do miocárdio através do uso da telemedicina. Por meio dessa iniciativa, todas as pessoas com dor torácica realizam o eletrocardiograma em um dos serviços de pronto-atendimento no município. O exame é transmitido a um centro de medicina em Uberlândia, onde uma equipe de médicos de plantão 24 horas, sete dias por semana, envia o laudo à unidade.

Em caso de diagnóstico de infarto, é desencadeada a rede de comunicação, que aciona a ambulância para a remoção, bem como os médicos do Stella Maris para o atendimento do paciente. O programa funciona em rede nas unidades: UPA São João, UPA Paulista e serviços de pronto-atendimento Dona Luíza, Maria Dirce, Alvorada, Bonsucesso e Paraventi.

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