Organizadores de Fórum Audiovisual buscam espaço no antigo prédio da Câmara

- PUBLICIDADE -

Os organizadores do projeto Fórum Audiovisual, continuam atrás do espaço para que corresponde ao antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Praça Getúlio Vargas. O segundo andar do local passou a ser administrado pela Secretaria da Cultura, durante a gestão passada, que possuía diversos projetos para o espaço, como transformar em um Cineclube, com sala de exibição e dois estúdios, um para edição de vídeo e outro para áudio.

O projeto para o Cineclube foi elaborado pela gestão passada, pelo então secretário de cultura da época Edmilson Souza, hoje vereador do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo Edmilson, toda a reforma do segundo andar foi executada e finalizada na metade de 2016, entre carpete, poltronas, pintura do prédio e banheiros novos, restando apenas à instalação da caixa de sistema do ar-condicionado.

A ideia do grupo Fórum Audiovisual era a implantação do curso de formação cinematográfica na cidade, que ocorreu apenas uma vez, em 2014, sendo o primeiro curso da cidade promovido pelo poder público, contando com a participação de 80 pessoas, além de 12 produções audiovisuais.

Segundo Renato Santos, um dos organizadores do fórum, o Cineclube que não foi inaugurado durante a gestão passada, agora corre o risco de perder o espaço, que deverá ser alocado para a presença da TV Câmara, e o primeiro andar está provisoriamente com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), enquanto aguarda a reforma do prédio.” A gente está tentando fazer com que eles mudem de ideia, inclusive realizamos um abaixo assinado para conseguir o local que possui investimento federal”, afirmou Santos.

O abaixo assinado deverá ser entregue para o prefeito Guti (PSB) e para o secretário de Educação, Cultura e Lazer, Alexandre Zeitune (REDE). “O manifesto visa fortalecer essa reivindicação, onde queremos que os artistas de maneira colaborativa possam gerenciar o local e atender a cidade da maneira que ela merece”, revelou Santos. Um dos objetivos do fórum é a criação de uma escola de cinema livre para a cidade, além de incluir a exibição de filmes nacionais.

A reportagem do HOJE entrou em contato com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e obteve a resposta que o local do Cineclube está garantido, porém, a secretaria não soube informar se existe a possibilidade de ocupar o segundo andar do prédio da antiga Câmara.

Reportagem: Ulisses Carvalho

- PUBLICIDADE -