Tucano-do-bico-verde para imprimir e colorir já está disponível no Instagram do zoológico

Depois da onça-parda e da arara-azul, o bicho da vez no Instagram do Zoológico de Guarulhos (@zooguarulhos) é o tucano-do-bico-verde. O arquivo em pdf está disponível no link http://bit.ly/colorirzoo3 para quem quiser imprimir e colorir junto com a criançada. A ocasião também pode ser motivo para descobrir características da espécie e assim incentivar a curiosidade, a leitura e a escrita.  

Além de proporcionar entretenimento neste momento de restrições devido à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa entra em sua terceira semana também como forma de manter a conexão do público com o parque, que permanece fechado em decorrência da covid-19. Nas próximas sextas-feiras, outras imagens dos bichos do zoo, como o jacaré e o lobo-guará, serão disponibilizadas.

Os desenhos são feitos a partir de fotografias dos animais feitas pela tratadora Renata Lages (@renatalages.artwork), que trabalha há onze anos no Zoo de Guarulhos. No Instagram do parque também estão disponíveis posts sobre a rotina do local, lindos cliques dos animais, vídeos de solturas e de educação ambiental, entre outros.

Tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus)

Os animais adultos da espécie têm cerca de 42 a 48 centímetros, boa parte correspondente ao bico. Pesam em torno de 265 g a 400 g. Apresentam papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e ele é realçado pela cor vermelho-sangue.

Alimentam-se de frutos de palmitos, fruto da embaúba, pitanga, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que, com frequência, caçam filhotes e ovos em ninhos de outras aves.

Põem seus ovos (de dois a quatro por vez) em ocos de árvores e os chocam durante 18 dias. O macho, se preciso, aumenta a cavidade do ninho e corteja a fêmea trazendo-lhe alimento e fazendo exibições (balança a cauda com a cabeça erguida), além de defender o território próximo ao ninho.