Guarulhos figura na segunda posição em ranking dos maiores emissores de CO2 no estado

- PUBLICIDADE -

Guarulhos figura na segunda posição entre as cidades do Estado de São Paulo que mais emitem gás carbônico (CO2). O município é responsável por 8,8% das emissões em todo o estado. A constatação faz parte do Anuário de Energéticos por Município da Companhia Energética do Estado de São Paulo, divulgado no último fim de semana. Este documento é baseado nos dados de 2016.

De acordo com o anuário, a cidade que mais dispensa gás carbônico na atmosfera é São Paulo, que responde por 17,9% das emissões em todo o estado. Em terceiro lugar aparece Campinas (2,9%), seguida por Araraquara (2,2%), Paulínia (1,8%), Santo André (1,4%), São Bernardo do Campo (1,3%), São José dos Campos (1,3%), Ribeirão Preto (1,3%), Sorocaba (1,2%), Jacareí (1,2%), Cubatão (1,1%), Piracicaba (1,1%), Jundiaí (1,1%) e Itatiba (1,1%).
Essas 15 cidades, juntas, respondem, hoje, por 45% das emissões de CO2 entre os 645 municípios de São Paulo. De acordo com o último anuário, baseado em dados de 2015, elas contribuíam com 48,6%. O levantamento é feito com base nas recomendações da Cetesb e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

São descartadas emissões com base na queima de combustíveis renováveis, como bagaço, lenha, carvão vegetal, entre outros. Levam-se em conta: gás natural (do qual Cubatão é o quarto maior consumidor no Estado), gasolina automotiva e de aviação, óleo diesel, óleo combustível, querosene de iluminação e de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), coque de petróleo e asfalto.

Gás – O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é essencial à vida por ser um dos compostos principais para a fotossíntese. Mas em altas concentrações, pode contribuir para aumento do efeito estufa e, em consequência, do aquecimento global. Não é produzido apenas pela queima de combustíveis. Os organismos vivos liberam CO2 para a atmosfera mediante o processo de respiração, inclusive as plantas e árvores (conhecidas como compensadoras de CO2).

- PUBLICIDADE -