Confira tours guiados grátis de bicicleta em São Paulo

Foto: Divulgação/Bike Tour SP
- PUBLICIDADE -

Uma década atrás, oferecer um tour turístico de bicicleta em São Paulo poderia até parecer uma ideia impossível (para não dizer imprudente).

Mas os irmãos André e Daniel Moral foram insistentes e, atualmente, são responsáveis pelo bem sucedido Bike Tour SP, projeto de 2013 que oferece passeios gratuitos por endereços turísticos e históricos da maior cidade da América Latina.

Em grupos de até dez pessoas, os participantes pedalam acompanhados de dois monitores e com um equipamento de áudio bilíngue (português e inglês) com informações e curiosidades dos pontos visitados.

E enquanto a cidade segue lenta para quem se desloca sobre quatro rodas, os participantes do Bike Tour SP circulam entre ícones paulistanos como as construções centenárias do centro histórico e as ciclovias do Parque Ibirapuera e das avenidas Paulista e Faria Lima.

Como mais de 70 mil participantes desde que foi lançado, o projeto contempla atualmente mais de 100 atrativos paulistanos, ao longo de cinco rotas temáticas: Parque Ibirapuera, centros Novo e Velho, Avenida Paulista e Vila Madalena.

Assim como informou André Moral para o Viagem em Pauta, com a pandemia e a perda de patrocinadores, o projeto tem operado apenas as rotas na Avenida Paulista e no Centro Novo. Porém, seu irmão Daniel avisa que a equipe está planejando para a maio a retomada dos outros roteiros.

COMO FUNCIONA?

As saídas de cerca de 1h30 de duração acontecem nos finais de semana, em quatro opções de horário: 9h, 11h, 13h e 15h (* durante a pandemia, os horários podem ser alterados ou cancelados).

Embora gratuita, a atividade requer como contra partida a doação de 2kg de alimentos não perecíveis por participante, que deve ser entregue no dia agendado pelo site.

Não é necessário levar sua própria bicicleta. Assim como capacete e colete de identificação, todo equipamento necessário é emprestado durante a duração do passeio. Porém, é recomendado levar garrafa de água para hidratação durante a atividade.

Para quem não sabe pedalar, o Bike Tour SP conta também com triciclo familiar, exclusivamente, aos domingos, com capacidade para dois adultos e uma criança.

Pessoas com necessidades especiais como cadeirantes e deficientes visuais contam com uma rota exclusiva na avenida Paulista, uma espécie de trenzinho em que os participantes seguem a bordo de três triciclos conectados por uma bicicleta puxada por um dos voluntários que participam do projeto.

Rota Avenida Paulista

(domingos)

A partir do ponto de encontro no nº 2.355 da avenida, os participantes passam por atrativos como a Casa das Rosas, Japan House, Sesc Avenida Paulista, MASP e Conjunto Nacional.

Esse roteiro conta também com opções em Libras e saídas para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e que não saiba pedalar.

Rota Centro Novo

(sábados)

Esse roteiro de 6,5 km tem início na Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, e segue por endereços como a esquina das avenidas São Luís e Ipiranga, Edifício Copan, Terraço Itália e o antigo colégio Caetano de Campos.

Bike Kids na Paulista

(domingos)

Com arte do grafiteiro Tinho, essa espécie de trailer adaptado para crianças de até 8 anos de idade faz um roteiro pelos principais pontos de interesse da avenida.

Trenzinho na Paulista

(domingos)

Com o intuito de atender o máximo de pessoas, além das bicicletas normais, o projeto leva idosos, cegos ou pessoas com mobilidade reduzida nesse trenzinho com o auxílio de um monitor.

Triciclo Família na Paulista

(domingos)

Nesse equipamento especial com espaço para dois adultos e uma criança não é preciso saber se equilibrar em uma magrela, basta acionar os pedais do triciclo.

Rota Centro Velho

(temporariamente desativado)

Formada pelos distritos da Sé e República, a região abriga atrativos como o Largo São Francisco, Catedral da Sé, Solar da Marquesa, Pateo do Collegio e o Mosteiro de São Bento.

Rota Parque Ibirapuera

(temporariamente desativado)

As principais atrações do mais importante parque urbano da cidade é visitado nesse tour guiado, como museus, Marquise e Auditório do Ibirapuera, Lago e Monumento às Bandeiras, Planetário e Pavilhão Japonês.

- PUBLICIDADE -