Na passarela aos 8 anos: Giovanni Mesquita representa Guarulhos no concurso Mister Infantil


Maria Menezes

Aos oito anos de idade, Giovanni Mesquita foi eleito mister regional da cidade de Guarulhos, em 2020. Muito novo, mas já decidido, o modelo conheceu o concurso através de amigos durante seu primeiro trabalho na profissão, no programa do Leleko, na emissora NGT. Com seu primeiro título e a força de vontade, concorreu a cargos ainda maiores e conquistou também, já no final do mesmo ano, o mister estadual de São Paulo. 

Rosália Mesquita, mãe do menino, conta que a vontade de embarcar nessa carreira surgiu muito cedo. Foi aos quatro anos que Mesquita decidiu que gostaria de seguir o caminho da moda. Pela idade, Rosália decidiu não buscar maneiras disso acontecer, mas três anos depois, aos sete anos, quando voltou a insistir no desejo, ela decidiu procurar recursos para que a vontade do garoto pudesse deslanchar. Um ano depois, aos oito, Mesquita foi eleito Mister Regional de Guarulhos pela Produção Brasil. 

A inserção no mundo da moda trouxe ao garoto não somente a oportunidade de representar a cidade de Guarulhos, mas também a vontade de atuar. Aos sete anos, quando conseguiu seu primeiro desfile na Emissora NGT, no programa do Leleko, o menino ganhou também a chance de atuar no quadro “Escolinha do Leleko”. A oportunidade e o contato com a televisão fizeram com que o modelo se interessasse pela profissão. Hoje, além de continuar concorrendo ao prêmio de mister estadual e regional, o garoto se dedica também às artes cênicas e ao estudo para desenvolver habilidades teatrais e pode ser acompanhado pelo Instagram como  @giovanni_mesquita_oficial. 

Carreira e dificuldades

Ao conquistar o título de Mister estadual, a etapa seguinte é conseguir patrocinadores como cabeleireiros, fotógrafos, dentistas, entre outros serviços. Foi nessa fase que Mesquita e Rosália sentiram a dificuldade do mundo da moda para o gênero masculino. Ao entrar em contato com possíveis parcerias, a maioria das respostas era não. O modelo recebeu muitas recusas, mas isso não fez com que pensasse em desistir do seu sonho. 

Rosália conta que para sua idade, o modelo possui muita vontade de aprender, além de maturidade e força para ir atrás do que deseja. Hoje, além dos títulos, o garoto visa expandir sua carreira para a televisão e atualmente participa de cursos de atuação, que trabalham as emoções, para que alcance o desejo de fama e reconhecimento.

Ao contar sua história, o menino visa não só se apresentar, mas levar a mais pessoas a beleza do concurso masculino, para que outros entendam que, assim como tudo, para entrar na moda não importa o gênero, mas sim força, dedicação e vontade. 

O concurso

O concurso Miss e Mister, realizado em todo país, tem como objetivo representar cidades e municípios através da beleza e elegância de meninas e meninos das regiões brasileiras. 

Para participar do concurso, os interessados devem se inscrever gratuitamente na seletiva, que ocorre entre janeiro e junho. Os aprovados são convocados para a final, realizada por meio de imersão, em São Paulo, sempre durante o mês de julho. Nesta etapa, o concurso conta com jurados que já alcançaram seus objetivos no mundo da moda. 

A inserção infantil no mundo da moda ainda enfrenta dificuldades, principalmente devido ao número de golpes aplicados por agências. Por isso, a Produção Brasil explica que, para ingressar neste universo, é necessário acima de tudo insistência e paciência. Segundo a agência, o grande problema é buscar “atalhos” e acreditar que tudo que o estabelecimento oferece é verdadeiro. “Nossa dica é para que mamães e papais procurem saber sobre as pessoas que fazem parte do local, o processo, quanto precisaram provisionar de custos e, principalmente, analisem se a ‘agência’ escolhida é realmente o melhor caminho para as metas desejadas”, conclui Vanessa Bartocci, CEO da Produção Brasil.

- PUBLICIDADE -