Empreendedorismo é tema de palestra no Centro de Treinamento de Mão de Obra

Imagem: Nícollas Ornelas

Cerca de 240 alunos dos cursos do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) da Secretaria do Trabalho de Guarulhos assistiram nesta terça-feira (19) palestra sobre empreendedorismo ministrada por Jose Leandro de Souza, consultor de negócios do Sebrae Guarulhos, no Adamastor Centro. Entre os temas abordados de forma dinâmica e participativa estiveram: o que é um empreendedor, motivos pra empreender, como formalizar o seu negócio, entre outros. 

O prefeito Guti compareceu ao evento e lembrou aos participantes o quão importante é buscar qualificação para que se possa seguir na retomada econômica da cidade. “A pandemia trouxe problemas econômicos e o que vocês estão fazendo aqui hoje, aprendendo sobre empreendedorismo, sobre como montar o próprio negócio, é parte da nossa retomada. Quanto mais negócios de sucesso tivermos na cidade, mais fácil sairemos dessa. Pensem que daqui a um tempo, vocês podem estar contratando outras pessoas nas suas empresas. Existem tantas histórias de pessoas que começaram seus empreendimentos em um quintal, numa pequena portinha e hoje são gigantes do comércio, cresceram e conquistaram seus espaços. Acreditem que vocês podem ser os próximos com uma história dessas. Vocês podem tudo o que quiserem. Não desistam dos sonhos que vocês tem”, completou o chefe do executivo.

Além do prefeito, estiveram presentes o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães, a analista de negócios do Sebrae Guarulhos, Priscila Ota e o representante da Associação de Promoção e Desenvolvimento Local (APDL), Ângelo Marcio Fernandes.

O aluno Ricky Souza de Oliveira, do curso de Marketing e vendas, também comentou sobre a palestra. “Eu gostei demais, tenho bastante interesse em ter uma empresa pra mim. Já que eu sou um desenvolvedor que trabalho sozinho hoje, a palestra me deu espírito empreendedor”, disse.

Welton Leite Costa, aluno do curso de serigrafia, já é empreendedor. “Não tenho medo de arriscar e testar minhas ideias e produtos, mas sempre procuro estar me aperfeiçoando e conhecendo o caminho que estou trilhando. A palestra confirmou muito sobre o que fazer e qual caminho seguir”, disse.