A procura da xícara perfeita: cafés para visitar em São Paulo

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Antes de começar o dia, muita gente recorre a uma bela dose de café quentinho, tirado na hora, que espalha seu aroma onde quer que esteja. Quem ama a bebida encontra em São Paulo uma verdadeira perdição, já que as opções são inúmeras e certamente surgem dúvidas na hora de escolher.

Na procura da xícara perfeita, o Quanto Custa Viajar ajuda na hora da escolha, sugerindo abaixo alguns dos melhores e mais legais cafés da metrópole, que vão além da bebida. Os locais abaixo oferecem ao visitante uma verdadeira experiência, num ambiente agradável e aconchegante, como uma boa tiragem que o café pede. Entre, sente-se e fique à vontade.

Os melhores cafés para conhecer em São Paulo

  • Por Um Punhado de Dólares

Com nome inspirado num filme dos anos 1960, a descolada cafeteria reúne grãos, que em sua maioria resultam em torras mais escuras, vindos de vários lugares diferentes, como Bahia e Etiópia. Os métodos também são distintos, podendo ser espresso ou coado. No menu ainda estão inclusos alguns lanches e quitutes.

  • Catarina Coffee and Love

Quem ama café não pode deixar de visitar esse lugar, que funciona como cafeteria e microtorrefação. Escondido numa garagem na região da Vila Mariana, o local fundado por dois amigos tem uma ótima curadoria de grãos de várias regiões do Brasil, divididos por linhas que vão de equilibrados a exóticos, além de ter seu próprio selo, com o delicioso e adocicado Café do Amor. É pra ir, puxar uma cadeirinha de praia à sombra das árvores, querer comprar tudo da lojinha e sentir no ar o cheiro de café sendo torrado. 

  • Coffee Lab

Este é um lugar para quem realmente ama café e não dispensa boas combinações. Além de servir o básico com muita qualidade, tem também no cardápio os chamados rituais, que misturam blends para o cliente comparar. Fica na Vila Madalena e permite a entrada de cachorros.

  • UM Coffee Co.

A região do Bom Retiro é conhecida por conta das confecções e dos restaurantes coreanos que se espalham por ali. Porém, é no UM Coffee Co. que a xícara de café é garantida com um trabalho primoroso dos baristas. Com grãos de fabricação própria, oriundos da fazenda da família coreana em Minas Gerais, a cafeteria prepara desde o cold brew, que é extraído a frio, até o típico espresso. Também servem almoços, lanches, doces e opções para brunch num ambiente bem bonito e organizado. Há ainda uma unidade no bairro Itaim e uma no Paraguai.

  • Soul Café

É escondido e pequenino, mas a qualidade do Soul realmente não caberia no espaço onde está. Localizada dentro de uma galeria da Rua Augusta, a cafeteria não apenas serve bebidas bem feitas como também produz as comidinhas servidas aos clientes, como pão de queijo da Serra da Canastra, babka de chocolate e bolos fofinhos. Além disso, serve o melhor espresso tônica da cidade. Sem mais.  

  • Naïf Café

Juntando os moradores da Santa Cecília, o Naïf é um cantinho enxuto e minimalista. Ali são servidos cafés variados, vindos de Minas Gerais, chás e vinhos, além de sobremesas, como a torta de banana com amêndoas e doce de leite argentino, e a francesa Cannelé. Em dias quentes, cai bem o coado gelado com limão siciliano.

  • Café das Coisinhas

Pensa num lugar fofo e multiplica. Rodeada de “coisinhas”, essa cafeteria charmosa escondida na Vila Clementino expõe produtos e itens de decoração artesanais para venda, distraindo a clientela que espera pelo café. Os ambientes, cheios de plantas e bibelôs, são bem agradáveis. O cardápio tem bebidas quentes e frias, como os Frapês a base de café, além de salgados, doces e opções de almoço. Também funciona como coworking, custando R$ 25 por hora (valor consumível). 

  • Astronauta Café

Parece até coisa de outro planeta, mas o Astronauta se destaca pelo cardápio vegano e diferenciado, indo além dos cafés especiais. Exemplo disso é o Golden Latte, bebida de inspiração indiana com mix de especiarias, açúcar mascavo, leites de castanha de caju e amendoim vaporizados. Para acompanhar, tem o pãozinho de batata doce roxa, recheado ou não. Confira aqui a matéria do QCV com mais detalhes por lá!

  • Amar.Go

Com pedidos diretamente no balcão, a casa em Pinheiros faz a linha moderninha e funciona como espaço para trabalhar enquanto se saboreia um bom café especial, oriundo de grãos da região da Mogiana e do Espírito Santo. Já os coados são doces e frutados, preparados em métodos diversos, como prensa francesas e aeropress. Para comer, tem o clássico pão na chapa com saída requeijão e croissant de fermentação natural com acompanhamentos à escolha.

  • Locale Caffè

Durante o dia, é café. A noite, vira bar. Assim é o Locale, que se inspira na Itália mas fica no Itaim Bibi. É bonito e boêmio. Por ali, o público fica dividido entre o farto brunch, o panino e os cannolis. É um bom lugar para pedir o Ristretto, o típico espresso curto e incorpado italiano, que é para ser tomado tal qual um shot. Geladinho, o Café Locale leva café coado, creme de mascarpone com baunilha e açúcar. Quando começa a entardecer, quem vai para as mesas são as pizzas napoletanas e os drinks, dos clássicos aos autorais.

  • Sterna Café

Com unidades espalhadas por São Paulo e outros seis estados, o Sterna é uma boa opção de franquia para apreciar seu café do dia. A do Jardins é conhecida pelo brunch servido ao ar livre, enquanto a da Bela Vista fica dentro de um container e a da Faria Lima tem um balanço instagramável. Independente da escolha, a marca preza por grãos nacionais de cafés especiais, seguindo métodos de extração distintos.  

  • A Você Coffee

Autodeclarando ter o “melhor waffle do mundo”, a cafeteria no bairro do Pari ganha pela oferta de generosas bebidas geladas no estilo frapê, ou igual as que vemos no Starbucks. Entre as doçuras líquidas está o Iced Ruby, feito com chocolate Ruby (cor de rosa), cookies, gelatto e marshmallows. Paçoca, doce de leite, morango e chocolate belga formam outros sabores. Quem prefere sentir o sabor do café pode optar pelo Iced Dulce de Leche, com leite, gelo e uma dose espresso illy.

  • Tosto Café

Em uma charmosa casinha antiga ao lado do Parque da Independência, no Ipiranga, o Tosto é como uma breve viagem no tempo. Ou à Minas Gerais, visto que peças de antiquário se fundem ao cheirinho do café Jetiboca, cultivado em Orizânia (MG). O coado pode ser apreciado com o bolo geladinho de coco, a torta de maçã ou o pão artesanal com pastinha de castanhas, que é delicioso. 

  • Café com Quintal

Um dos cafés mais legais da cidade é também dos menos conhecidos. Sediado em um casarão antigo na Vila Mariana, a aconchegante cafeteria já anuncia no nome sua joia resguardada: um delicioso quintal com piso caquinho, marca registrada de uma São Paulo que já não existe mais. Com pedidos no balcão, a casa serve pães artesanais, tostadas, cookies e um pingado cor de rosa, junção de leite com groselha, que lembra a infância de muita gente. Se preferir o clássico, vá de café filtrado no método V60, elaborado com grãos de Bueno Brandão (MG). 

  • Perseu Coffee

Ocupando o térreo de um dos edifícios mais contemporâneos dos arredores da Av. Paulista, o Perseu é um lugar intimista e com cafés especiais de boa qualidade. Acomode-se em uma das confortáveis poltronas ou nas mesas ao ar livre para apreciar bebidas com grãos da Etiópia, da Colômbia e do Brasil. Recomendo o espresso com panna, com chantilly e cardamomo; e o mel de cacau com sherbet de abacaxi para os dias quentes. 

  • Zud Café

Com uma ampla área aberta, a cafeteria na Vila Buarque trabalha com grãos especiais oriundos de pequenas torrefações. O ambiente é agradável, com plantinhas, pé direito alto e inspiração industrial na arquitetura. Na área externa, os clientes podem ficar tranquilamente na companhia de seus pets. O Latte cremosinho vai bem com o bolo de espresso. 

  • Naked Coffee

A cafeteria em Pinheiros é 100% plant-based, ou seja, baseada em hortaliças e grãos para criar o menu. O local funciona como um quiosque, sem mesas e com atendimento direto no balcão. Utiliza grãos de café especial com alta pontuação, mas chama a atenção também pela criação dos Lattes, elaborados com gengibre, goiaba ou especiarias, servidos em copos biodegradáveis, feitos com amido de milho. Legal, né?

  • RomeoRomeo

Com unidades nos bairros República e Vila Madalena, o Romeo virou referência entre os coffee lovers da cidade. A casa serve ótimos cafés especiais, com microlotes que podem ser torrados pela própria equipe e blend próprio. Os filtrados são deliciosos, mas se quiser algo diferente, vá de Cold Brew Latte Rapadura, café extraído a frio, com espuma de leite e a doçura da rapadura. 

  • Sofá Café

De longe você já cria uma certa curiosidade com o Sofá Café. Com três endereços na cidade, tem um ambiente confortável até demais, onde há a chance de realizar um dos maiores prazeres da vida: tomar café sentado num bom sofá. Serve café da manhã, almoço, lanche e ainda tem happy hour.

  • Botanista

São Paulo agora abraça cada pedacinho de verde que tem com todas as forças! Unindo cafeteria com loja de plantas e de peças de arte produzidas por mulheres, a Botanista ocupa uma charmosa casa no bairro de Pinheiros. Entre as folhagens há mesinhas para um café sem pressa, acompanhado de um bolinho ou tostadas. O brunch é lindamente enfeitado com flores comestíveis.

  • Café Colombiano

Próximo ao metrô Tiradentes, o Café Colombiano, como o nome sugere, serve café feito com grãos vindos da Colômbia, além do tradicional brasileiro. O menu conta com variações da bebida, como frapuccinos e shakes gelados, além de comidinhas e opções de pratos para o almoço, incluindo delícias colombianas.

  • Takkø Café

Antes chamado de Beluga, o Takkø já é bem conhecido em São Paulo e muito bem falado. Pequenino, o endereço na Vila Buarque, região central, aposta na curadoria de grãos vindos de pequenos produtores, resultando em cafés especiais. Para quem quer algo diferente e mais tropical, opte pelo Espresso Tônica ou o Affogato. A bebida pode ser acompanhada de bagels, waffles, lanchinhos, cookies ou o pão de banana com ricota e mel.

  • HM Food Café

Com grãos selecionados, o HM Food Café é uma boa pedida para quem gosta de manhãs preguiçosas e brunch, servido sempre no último domingo do mês. O deck na calçada é convidativo para tal compromisso. Para conhecer uma coisinha diferente, peça o café no coador de cerâmica Z, elaborado por um taiwanês que vive no Brasil. Se quiser adoçar o paladar, tem novidade no menu: galete de pêssego e morango.

  • Café Des Fleurs

Localizada no Campo Belo, a cafeteria faz alusão à França com sua decoração provençal. O menu conta com pratos inspirados na culinária francesa, como o pain au chocolat (pão de chocolate), quiches e croque madame. O cafezinho pode ser acompanhado de fatias generosas de bolos recheados e de um urso de pelúcia gigante, que faz certo sucesso no local.

  • Clemente Café

Uma pequena portinha abriga um ótimo café nos arredores da Vila Mariana. No espaço de 7m² cabe uma pequena mesa, alguns banquinhos e um banco maior, a beira da árvore na calçada. Do balcão saem cafés moídos na hora, filtrados por métodos como o Aeropress, Hario V60 e prensa francesa. Para comer, recomendamos o pão de queijo vindo da Serra da Canastra e o pão de queijo vegano.

  • 89ºC Coffee Station

A primeira cafeteria oriental do bairro Liberdade fica numa esquina bem movimentada. O nome faz alusão à temperatura ideal do café, servido em grãos arábica vindos diretamente da Fazenda Serra Negra – de Mitsuo Nakao -, no cerrado mineiro. Aproveite o local e a experiência para provar a torra japonesa e um dos 15 doces orientais, como o carro-chefe Choux Cream, semelhante ao profiterole.

  • KOF

O King of the Fork, apelidado KOF, é figurinha conhecida entre os ciclistas e frequentadores da região de Pinheiros. Com mesas internas e ao ar livre, o lugar já se consolida como tradição em bons cafés, selecionados e bem preparados pela equipe. Para fugir da mesmice, aposte na bebida servida em métodos diversificados ou no cold brew, a versão gelada e refrescante feita pela casa. Para quem anda de bike, há uma pequena loja de acessórios.

  • The Coffee

Sabe quando você está tão na correria que parar pra um café definitivamente não vai rolar? A franquia The Coffee dá conta do recado. Em esquema “grab and go”, a minúscula cafeteria nasceu em Curitiba e atualmente se espalha pelos quatro cantos do mundo e do Brasil, servindo o autêntico café brasileiro. O menu tem bebidas quentes e frias, com preços bem amigáveis. Aprecio bastante o Salted Caramel, com leite frio, café e caramelo salgado.

- PUBLICIDADE -